Buscapé

domingo, 17 de novembro de 2013

Cuidados com os olhos


Saúde dos olhos

Quem pensa que a visão só apresenta problemas com o passar do tempo se engana! Assim que nasce, a criança deve passar pelo teste do olhinho, que verifica como está a córnea do bebê. Mas é preciso ter cuidado redobrado até os 7 anos, pois o olho da criança ainda estará em formação até esta idade.

saúde dos olhos é importante em todas as fases da vida, não apenas na infância. De acordo com o oftalmologista Milton Ruiz, a vista cansada atinge todas as pessoas entre os 40 e 50 anos. A presbiopia, como é chamada tecnicamente, é facilmente tratável com o uso de óculos, mas existem outros problemas de saúde ocular que podem acometer as pessoas em várias idades. Vamos saber um pouco mais sobre eles.
Principais problemas oculares
Conjutivite
A inflamação das córneas (usualmente, se tem em apenas um olho por vez) acontece por meio de bactérias, vírus e fungos. Às vezes, por causa de alergias. No tratamento, são usados antibióticos, antivirais em colírio e higienização com soro fisiológico.
Miopia e hipermetropia
A má visão de longe (miopia) ou de perto (hipermetropia), além de fagida ocular e dores de cabeça, é uma distorção causada pelo comprimento maior ou menor devido a má-formação do olho, fazendo com que a imagem se forme fora da retina. A correção é feita por meio de lentes corretivas ou cirurgia a laser.
Astigmatismo
Faz com que a imagem se forme em pontos diferentes da retina, por causa do formato irregular da córnea. Isso faz a visão ficar borrada, causa dores de cabeça e fadiga. O tratamento é feito por meio de lentes corretivas ou cirurgia a laser.
Presbiopia
A dificuldade de focar objetos de perto é causada pelo enrijecimento dos músculos ciliares. Essa doença afeta todas as pessoas até os 50 anos e pode ser tratada com lentes corretivas.
Catarata
A importância de proteger os olhos contra os raios solares é devido ao possível surgimento de uma opacidade no cristalino, que pode causar cegueira total ou parcial no olho. Medicamentos e diabetes potencializam esse surgimento. A catarata é tratada com cirurgia que recupera totalmente a visão.
Glaucoma
Esta doença está relacionada com o aumento da pressão nos olhos, que atinge o nervo óptico. Ela pode causar cegueira total, mas seu principal sintoma é a cegueira periférica. Segundo estudos, ela também está relacionada à apnéia do sono. O tratamento é feito por meio de colírios que diminuem a pressão intraocular ou cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário